A pele é o maior tecido do corpo humano que reflete fielmente o envelhecimento cronológico do indivíduo. O envelhecimento é um processo natural que ocorre no organismo ao longo dos anos, ele pode ser dividido em dois tipos: extrínseco (fatores ambientais) e intrínsecos (fatores genéticos). A preocupação com a aparência tem feito com que as pessoas procurem por tratamentos estéticos menos invasivos para retardar ao máximo esse processo.

A flacidez do tecido cutâneo, gera as rugas, é um processo lento e progressivo e a sua fisiopatologia está diretamente relacionada com a redução da produção de fibras de colágeno e fibras elásticas no tecido subcutâneo, com a perda de elasticidade das mesmas. Isto ocorre a partir dos 25 anos e, por ser um processo fisiológico, é inevitável.

Os processos degenerativos do tecido cutâneo estão amplamente associados ao seu envelhecimento natural, onde se verifica perda de tecido fibroso, renovação celular mais lenta e redução da rede vascular e glandular da pele. Alguns fatores externos ao organismo podem, contudo, acelerar estes processos conforme veremos a seguir.

Fatores Desencadeantes das Rugas

A elastina, o colágeno e o ácido hialurônico são substâncias que mantêm a pele firme. Essas substâncias são perdidas com o envelhecimento natural e com os fatores externos que desencadeiam a liberação de radicais livres no corpo, um processo conhecido como estresse oxidativo. Os radicais livres danificam todas as partes das células da pele e aceleram os sinais visíveis do envelhecimento, como rugas, perda da densidade e brilho, e também perda de volume.

Fatores Agravantes

Além do avanço da idade os fatores externos podem potencializar o desenvolvimento das rugas, são eles: exposição exagerada ao sol sem uso correto do protetor solar, tabagismo e consumo de bebidas alcóolicas em excesso.

O surgimento das rugas são inevitáveis no processo de envelhecimento. Porém, os sinais visíveis do envelhecimento podem ser reduzidos, revendo os hábitos do estilo de vida que afetam a pele e com a ajuda dos inovadores tratamentos e produtos disponíveis no mercado como a toxina botulínica, bioestimuladores, peelings, radiofrequência, etc.

Estes tratamentos, portanto, são capazes de favorecer o rejuvenescimento cutâneo, com a indução de colágeno e elastina, e também, com o relaxamento da musculatura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *